Devo fazer uma pós-graduação em Direito?

Devo fazer uma pós-graduação em Direito?

Fazer ou não pós-graduação tem sido uma pergunta recorrente, feita por estudantes e profissionais formados. Mas o quanto essa pergunta afeta o acadêmico e profissional de Direito?

 

E aí, você deve fazer um curso de pós-graduação em Direito? Se você digitar essa pergunta no Google vai encontrar diversos textos falando sobre a importância da especialização em um mundo globalizado e como apenas a graduação não tem suprido as expectativas do mercado de trabalho. É exatamente por isso que viemos aqui escrever esse texto para você, estudante e profissional de Direito, porque em um mundo cada vez mais exigente, as respostas precisam ser direcionadas e eficazes.

 

Sim, você deve se especializar em um curso de Direito (ponto)

Com tantas áreas de atuação, você com certeza deve ter aquela preferida. Cujo professor da faculdade virou seu amigo e você recebe atualizações no e-mail pessoal. Essa é a sua área de atuação e uma das suas primeiras escolhas. Suas habilidades nesse campo podem ser invejáveis e talvez nem seja necessário procurar um curso de pós-graduação, mas você realmente vai deixar passar as outras vantagens?

 

Network é importante para o advogado?

Aqui não podemos fugir e é preciso generalizar: network é importante para todo mundo e, principalmente, para o advogado. Afinal, uma das melhores formas de conquistar clientes é através de uma boa rede de contatos (mas vamos deixar esse assunto para outra publicação). Estar em contato com pessoas que têm o mesmo interesse que você é uma forma de se manter atualizado; expandir seus conhecimentos e mostrar o seu trabalho e interesse para outras pessoas.

 

Em qual momento devo fazer um curso de especialização?

Isso depende. Depende de você, de seus objetivos e de sua facilidade e interesse em estudar. Hoje em dia é comum o recém-graduado entrar direto na pós-graduação, pela facilidade, oportunidades ofertadas por instituições de ensino e para aproveitar o “animo” provocado pela recente conclusão no ensino superior. Se você não tem esse objetivo ou não traçou esse caminho, não tem problema. Gostar de estudar é um fator muito importante, mas se você não gosta, não desanime! A pós-graduação é um curso completamente diferenciado, que com certeza vai te envolver.

 

Sei o que quero, mas não encontro curso na minha área

Hoje, com a globalização (é difícil fugir dessa palavra), não encontrar um curso, em uma área específica. é muito difícil, mas pode acontecer, pois nossa escolha é influenciada por local, grade curricular, professores, instituição e valores. Mas pensar desistir não é uma opção aqui. Cogite fazer um curso em uma área mais ampla, que abranja o campo almejado inicialmente ou que atualize você a respeito de uma mudança recente, que seja importante aos profissionais do Direito.

 

Conclusão

Aqui é aquele momento de “vender nosso peixe” e fazer propaganda dos nossos cursos. Mas a EMD quer muito mais. Nossa missão é difundir o ensino jurídico, facilitando o debate e prestando um serviço de excelência, com orientação especializada. Por isso temos um convite para te fazer: acompanhe nossas publicações através do site institucional e redes sociais:

Facebook 

Instagram

 

(Assessoria de Comunicação EMD)